Buscar
  • Ramon Alecrim

Dor de barriga não dá só uma vez – Faça Networking

No ramo de marketing e vendas todo mundo já ouviu falar em networking ou rede de contatos dizendo ser de grande importância para o profissional que já está no mercado e principalmente para quem inicia sua carreira.

Manter-se isolado ou enclausurado em uma bolha particular é a pior opção quando o assunto é desenvolvimento de carreira, ainda mais sobre o aspecto de reposição.

Tratando da terra, semeando e regando, terá frutos largos e fartos.

Porque fazemos networking?


Novas Oportunidades

Não há quem negue que o País está passando por uma situação delicada e portanto, manter um relacionamento profissional com outras pessoas é imprescindível para fortalecer suas bases e também obter novas oportunidades de negócios, indicações ou auxiliar quem esta com dificuldades momentâneas.

Uma simples conversa tomando um café após o fim de expediente pode resultar em grandiosos projetos ou motivações para você buscar e conquistar melhores resultados pessoais ou de produção; é também oportunidade para obter e tomar informações importantes que poderão ser de boa valia para você ou um seu colega de profissão em casos futuros.


Aprendizado

Ninguém sabe tudo; como já dizia o CEO da Zappos, Tony Hsieh, “Não seja arrogante. Não seja exibido. Há sempre alguém melhor do que você.”


A troca de experiência é recorrente e contínua, somos alunos e professores a todo o tempo.

Devemos entender que vivendo neste coletivo, precisamos melhorar nosso conhecimento sempre que possível e nada melhor do que obter este aprendizado com alguém especializado no assunto no qual não temos domínio ou faltam alguns detalhes que farão o seu projeto obter melhores resultados.

Não existe chateação por ser orientado por alguém mais jovem ou ser chamado a atenção por alguém mais experiente, o essencial é sabermos a formula correta para se chegar nos resultados desejados. Não existe melhor trabalho que o trabalho em equipe.


Novas Informações

É necessário escolher; Estudar determinado assunto, trabalhar, atualizar noticiais sobre política ou economia. Todos têm ciência de que a globalização trouxe uma quantidade de informação instantânea e estamos “obrigados” a nos manter antenados por todo o tempo.

Você consegue fazer isto por todo o tempo? Desculpe, mas até o mais astuto e conectado profissional terá seu momento no qual deixará informações que podem ser de importância para sua profissão, passar. Um ponto de grande importância são as informações que não estão na mídia, são detalhamentos do mercado ou setor no qual atuamos e que apenas em conversa com colegas conseguiremos obter. Saiba que toda informação é importante aos que buscam crescimento de carreira.


Solução do Problema

Não se menospreze. Você é a solução do problema de alguém. Todos têm problemas e dificuldades em seus trabalhos e é fazendo networking que podemos demonstrar/mostrar ou conhecer/saber sobre as qualificações ou facilidades que temos e também aquelas que nossos colegas obtêm; este entendimento constrói e pode ser de grande utilidade, para nós ou para eles.

A grande maioria das pessoas se sentem felizes e têm alegria em ajudar, principalmente colegas que encontramos no setor ou atuam conosco na mesma empresa. Cria-se uma sensação de conforto em ajudar o próximo; gera satisfação ajudar o outro a alcançar seus objetivos.


Graduação Tornando-se Comum

Com as facilidades hoje existentes para se fazer uma Faculdade, principalmente com os cursos EAD, a graduação está se tornando algo simplório, a qual todos devem obter para conseguir maior valorização profissional. Assim sendo, graduação já não se mostra como diferencial total para nenhuma empresa que busque candidatos à vaga proposta.



Cursos de especialização, idiomas ou pós-graduação podem dar maior base e mostrar aos entrevistadores que você tem interesse em se atualizar, que busca melhorar e que quer crescer em suas capacidades, mesmo que já tenha finalizado sua graduação ou que por conta das dificuldades da vida não teve oportunidade para tal, contudo é importante afirmar que estes cursos, devem ter foco em determinado mercado de atuação, para não mostrar aos recrutadores que você faz diversos cursos em diferentes áreas e não sabe ao certo o que busca em seu plano de carreira.


Indicação é diferencial total

Com tantos candidatos qualificados e com busca sedenta pela vaga, como podemos nos diferenciar plenamente do restante dos candidatos? A resposta você já sabe.

O networking te facilita na comunicação com outros profissionais que vão conhecer o seu trabalho e terão satisfação em apontar para você no banco de candidatos e sem medo dizer



ESTE É UM PROFISSIONAL EXCELENTE!


Todos estão atrás de oportunidades e não querem largar o que conseguem conquistar. Saiba que um bom networking levará você ao diferencial total caso precise obter indicação para disputar alguma vaga no mercado de trabalho.

Importante ressaltar que indicação é um ponto a mais em seu currículo, mas não é garantia de contratação, portanto, esteja preparado adequadamente para o exercício da atividade pretendida, saiba participar positivamente da entrevista e honre a indicação dada pelo colega de profissão; assuma compromisso pessoal e se comprometa em buscar realizar a excelência profissional.


NINGUÉM FAZ O QUE NÃO SABE. COMO FAZER NETWORKING?

Tudo bem, entendo que situações desesperadas pedem medidas desesperadas. Coloque esta mensagem no seu celular, na sua cabeceira, faça um quadro.

PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE.

Não recebemos o peso maior do que podemos aguentar. Tranquilize sua alma, pois aparentar desespero ao pedir emprego ou na entrevista não é bom. Façamos o networking, vamos procurar vagas, o único caminho para a vitória é o trabalho. Se necessário recomece de baixo, mostre suas capacidades e logo lhe darão valor para conquistar a vaga que lhe é de direito.


Conhecer e entregar currículo, não é networking

 Em momentos de buscar vagas de emprego, falamos com diversas pessoas conhecidas, desconhecidas ou indicadas por alguém para ter chances. Estas oportunidades não podem ser desperdiçadas com afobação, enviando o currículo logo no inicio de conversa para a pessoa responsável pela vaga ou que pode lhe dar a indicação.

Converse, se possível ligue, fale sobre suas qualidades como profissional, mostre porque está motivado para conquistar aquela vaga, busque saber o que o responsável pela vaga espera do candidato.


Disparar currículos como tiros não ajudará em nada, não faz o networking necessário e pode te bloquear com aquele gerente ou diretor para vagas futuras, pois houve uma primeira e única experiência negativa entre vocês.



Uma doação – via de mão dupla.

Ao conversar com colegas de profissão, perceba o que aquela pessoa precisa e tente ajudá-la. Algum material específico ou amostra de algum produto; o contato de determinada pessoa no qual ela poderá obter informações especializadas, o networking é seguido para ambos os lados e mostrar interesse real para auxiliar é de grande importância para fortalecer estes laços.


Tenha interesse na pessoa e não se faça parecer interessante.

Isto ocorre principalmente com gerentes e diretores de grandes empresas nos quais estes tem poder de decisão em diversas vagas ou abertura de novos negócios. Eles são molestados constantemente por muitos que buscam ocasião favorável e têm esperança que serem ajudados na colocação de alguma vaga ou conseguir bons contratos comerciais.

 A melhor maneira de conseguirmos extrair uma parceria profissional não é falar de você a todo tempo, mostrando suas qualificações para ser posto em determinada vaga da empresa no qual ele é diretor, gerente ou será indicador, converse de maneira natural, sobre outros assuntos, busque identificar os interesses destes gestores, entre em assuntos ligados à área dele e fale de suas qualidades caso seja pertinente aos assuntos nos quais estão em andamento. Com tantos querendo uma vantagem destes gestores, agir de forma a falar apenas no que você é bom e perguntar como ele poderia ajudar, estaria agindo igual a todos os outros.


 Mantenha lembrança e atualize as conversas

Já ouviu né? Quem não é visto, não é lembrado. Não existe a necessidade de encontros pessoais, contudo com as ferramentas sociais presentes em todos os ângulos, profissionais, sociais, de estudo e tantos outros, facilita bastante mandarmos uma mensagem com determinada matéria que poderia auxiliar o colega em seu trabalho ou perguntar se ele necessita de algum apoio de sua parte, visto suas competências.



Caso seja colega de setor, melhor ainda as oportunidades para encontro no fim de tarde para tomar um café e falar sobre os acontecimentos e oportunidades. Empresas concorrentes não significa inimigos de profissão, um dia seu colega pode estar em sua equipe ou você, na dele.




Participe de Cursos rápidos ou Workshops para se atualizar e realizar contatos

Uma das maneiras interessantes de buscar conhecimento e ao mesmo tempo aumentar seu networking são em cursos breves, máximo de três meses, por exemplo, Workshops e congressos nos quais temos a oportunidade de fazer muitos contatos em um curto período de tempo. Existem grupos de networking onde fazem contatos com diversos profissionais para trocar contatos e relatar suas experiências, procurem no Google.

Ter conhecimento restrito de pessoas em seu ramo não é vantagem, diversifique, pois pode ter certeza que um mercado depende do outro.


 O jóquei e seus cavalos

Quem pode me ajudar para chegar aonde quero? Sendo um “jóquei”, no qual controlo e levo minha carreira até o objetivo que quero, quais “cavalos” terei em meu auxilio para chegar até o final da raia?



No livro Horse Sense os autores Al Ries e Jack Trout mostram que muitas pessoas acham que o sucesso na vida envolve "trabalhar duro". Nada está mais perto da verdade, contudo estas pessoas dificilmente chegaram lá sozinhas, tiveram tutores ou pessoas que acreditaram nelas ou em suas ideias. As pessoas mais bem-sucedidas são aqueles que "encontram um cavalo para montar"; pessoas que possam ajudar para impulsioná-los ao topo.


Como fazer para encontrar o "cavalo"? Networking é a resposta. Ninguém vai atrás de você perguntar se tem uma boa ideia ou sobre suas qualificações. Fazer contatos e mantê-los ativos em seu circulo profissional é de super importância para que consiga obter sucesso na carreira e chegar no objetivo desejado.


O interessante deste conceito é que infelizmente não temos como manter contato com todos nossos colegas profissionais a todo tempo e pela vida toda, escolher com quem devemos manter esta relação é o vital e o mais surpreendente pois colegas que estavam em baixa, podem ser realocados em outras empresas e conquistar excelentes oportunidades. Uma avaliação prévia é importante e não apenas intuitiva.


Importante ressaltar que isto não deve fazer com que você derrube os outros para que possa obter vantagem ou que esta relação seja apenas para o seu interesse de obter vantagens. Há negócios que embora possam ser feitos, não devem ser feitos. Devemos manter a honestidade e não se utilizar do lema – fazemos qualquer negócio, como já citado no texto A arte de vender felicidade (clique aqui para ler).


Embora existam outras maneiras e técnicas para desenvolver o networking, este conjunto foi construindo principalmente para auxiliar a quem busca tecer sua rede de contatos para mantê-la saudável, precisando entrar no mercado de trabalho ou está querendo recolocação.


Neste mar de informação e pessoas querendo um pouco do brilho do sol, se esforçar para conseguir uma relação saudável com profissionais do seu ramo já faz de você uma pessoa diferente dos quais ao ligar e logo sendo identificado não passará como alguém que só liga ou procura quando precisa de algo.


#dicasdeblog #propagandamedica #licitacao #vendas #motivacao #gestao #gerenciamento #farmacia #industriafarmaceutica #representantecomercial #representante #dicas #marketing #confarma #ramonalecrim #vendedor #desenvolvimentoprofissional #clubedosgirafsa #repfarma #propamed vagas.com #catho #linkedin #vagasdeemprego #institutopropagar

2 visualizações
Destaque das Publicações
Plano de carreira na
indústria farmacêutica
Dor de Barriga não dá só uma vez - Faça networking
A arte de vender felicidade